Baratas – Principais doenças transmitidas por esse inseto
Grande maioria da população tem pavor de baratas, pois esse inseto está associado a diversas doenças, pois elas vivem em lugares contaminados, como esgotos. Os edifícios e casas mais antigas estão normalmente mais propícios para abrigar essas pragas, pois os encanamentos são mais antigos entre outros fatores que favorecem a proliferação destes insetos.
O principal perigo são as doenças transmitidas pelas baratas, entre elas estão a Hepatite, que ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados. As baratas também transmitem doenças mais conhecidas como, tuberculose, infecções urinárias e outras.
Devido a esses fatores, é muito importante ficar atento ao aparecimento de pragas urbanas, para tomar as medidas necessárias.
Medidas preventivas para o controle de baratas
O primeiro passo para evitar as baratas e outros insetos rasteiros é o bloqueio do acesso ao imóvel,como vedação dos ralos com o mecanismo (abre e fecha), colocação de telas nas janelas, inserção de lâminas de borrachas para vedação da parte inferior das portas.
Veja abaixo algumas outras medidas preventivas:
- Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
- Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos.
- Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.
- Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.
- Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.
- Manter caixas de gordura e galerias bem vedadas.
- Colocar tampas em ralos não sifonados.
- Colocar borracha de vedação na parte interior externa das portas.
- Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos.
- Ficar atento com os tetos rebaixados.
- Limpar periodicamente a parte posterior de quadros ou painéis.
- Remover e destruir ootecas (ovos de baratas).
- Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc…
- Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.
- Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.
Procure uma empresa especializada em dedetização ( Controle de Pragas )
O manuseio de produtos químicos por pessoas que não possuem treinamento ou mesmo a utilização de produtos de baixa qualidade pode acarretar sérios problemas tanto para as pessoas que frequentam o local como para os animais domésticos, por isso procure por uma empresa que trabalhe com produtos de qualidade e que possua um técnico responsável credenciado no Conselho de Biologia, Química ou outro conselho habilitado pela ANVISA.
Para realizar um controle de pragas adequado, ou seja eliminar as baratas, é necessário que um técnico avalie qual o melhor método e produtos que devem ser utilizados em cada caso.Através do método de pulverização os resultados são imediatos e o efeito do produto tem aproximadamente de 3 (três) a 6 (seis) meses de duração (dependendo da frequência das limpezas e produtos utilizados). A maioria dos produtos químicos utilizado por empresas responsáveis, não são tóxicos para seres humanos e mamíferos
Entre em contato com a Biofly e solicite um orçamento dos nossos serviços.