O controle de pragas em bares e restaurantes

O Controle de Pragas em restaurantes, panificadoras, bares e similares faz parte das boas práticas nesses setores. Esses locais devem adotar o procedimento mensalmente, trimestralmente ou semestralmente, porém a periodicidade dos serviços de controle de pragas variam de cada estado. Esses procedimentos são regidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que podem ser encontradas no manual técnico de boas praticas para serviços de alimentação,  RDC nº 216.

 

A ANVISA e o Controle de pragas em áreas alimentícias

A ANVISA é responsável pela fiscalização em relação as boas praticas, assim como a Vigilância Sanitária. A ANVIS diz que pragas urbanas são considerados quaisquer animais que possam significar algum tipo de risco para o local. Insetos, roedores e outros animais podem ser vetores de doenças, além é claro de comprometer a qualidade dos alimentos. Existem diversos casos de insetos que infestaram cozinhas comprometendo a qualidade dos alimentos além de contaminar os alimentos, assim como existem casos de roedores. Por esses motivos que os proprietários de restaurantes, bares, padarias e outros devem se preocupar e realizar com freqüência os serviços de controle de pragas.

Em uma cozinha deve-se sempre estar atento a presença de pragas.Muitas empresas possuem contratos no qual é realizado um monitoramento mensal por empresas controladora de pragas (dedetizadora). As empresas poderão detectar quaisquer indícios da presença de insetos e roedores e resolver o problema o mais rápido possível. Para evitar a presença de pragas esses estabelecimentos devem adotar procedimentos como limpeza reforçada, telas em janelas e outros para evitar a circulação de insetos e roedores.

 Como evitar a proliferação de pragas urbanas em áreas alimentícias

 

Primeiramente é necessário que o local adote procedimentos como limpeza após jornada de trabalho, deixando o local livre de detritos que pode ser alimento para baratas e formigas. Nas portas o recomendado borracha para vedação da parte inferior das portas, utilizar ralos que possam ser fechados ou vedados, evitando assim a entrada de insetos.Outro fator importante é verificar se existem rachaduras nas paredes, azulejos e outros, pois frestas podem servir de abrigo para diversas pragas, principalmente baratas e formigas.

Outro fator importante é avaliar as mercadorias que chegam, pois muitas vezes elas podem estar abrigadas em caixas de papelão, caixas plásticas e outros utensílios. Mesmo como todos esses cuidados é necessário a contratação de uma empresa especializada em Controle de pragas, ou seja uma empresa dedetizadora.

A Biofly controle de pragas, atua na Grande Florianópolis, prestando serviços de desinsetização, desratização, descupinização e outros serviços que empresas dedetizadoras realizam.